Geral

Governo do Estado vai alugar prédios para instalar projeto Escola Viva na Grande Vitória

A proposta da Escola Viva é proporcionar aos estudantes do ensino médio da rede estadual um currículo flexível, com profissionais dedicados em tempo integral

Governo do Estado vai alugar prédios para instalar projeto Escola Viva na Grande Vitória Governo do Estado vai alugar prédios para instalar projeto Escola Viva na Grande Vitória Governo do Estado vai alugar prédios para instalar projeto Escola Viva na Grande Vitória Governo do Estado vai alugar prédios para instalar projeto Escola Viva na Grande Vitória
Aroldo Rocha falou sobre o aluguel dos prédios em uma coletiva para a imprensa Foto: Divulgação/Governo

O Programa Escola Viva será implantado em prédios novos, segundo anuncio feito pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), nesta tarde de sexta-feira (12). O projeto tem causado várias manifestações por parte dos estudantes que não concordam com o tempo integral nas escolas. O secretário da pasta, Haroldo Rocha, disse que prédios serão alugados para implantação da Escola Viva.

“Estamos trabalhando intensamente para começar a experiência esse ano. O debate foi claro, onde houve um clamor dos estudantes para que não fosse implantado, inicialmente, em escolas que estão em funcionamento e a Assembleia Legislativa do Estado também deu essa indicação. Só vão sair das escolas aqueles estudantes que tiverem interesse em ir para Escola Viva”, destacou o secretário.

A proposta da Escola Viva é proporcionar aos estudantes do ensino médio da rede estadual um currículo flexível, com profissionais dedicados em tempo integral. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 4/2015, que institui o turno único no ensino médio nas escolas públicas estaduais, foi aprovado, na última quarta-feira (10), pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

Segundo Haroldo Rocha, o projeto vai começar com uma ou duas escolas no máximo. Está em curso a desapropriação de dois prédios particulares desativados. Um no bairro São Pedro, em Vitória, e outro no bairro Valparaiso, na Serra. Na próxima semana, iremos definir quando e onde começaremos a implantação. Até 2018 serão implantados 30 modelos de Escola Viva. E essa é a nossa prioridade”.

“Queremos que a Escola Viva seja uma ferramenta atrativa e de resgate para os jovens e que seja competitiva com o mundo das drogas e da violência. É por isso que estamos priorizando bairros e regiões de vulnerabilidade social. Esse não é só um projeto educacional, é um projeto de vida para a nossa juventude”, destacou o secretário.

O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes; acolhimentos às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfases prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

O modelo da Escola Viva já é sucesso em alguns estados do Brasil, como: Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Implantados pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que está apoiando a implantação da Escola Viva no Espírito Santo.