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Governo do Rio marca licitação de estudos de ampliação do metrô para 19 de dezembro

Governo do Rio marca licitação de estudos de ampliação do metrô para 19 de dezembro Governo do Rio marca licitação de estudos de ampliação do metrô para 19 de dezembro Governo do Rio marca licitação de estudos de ampliação do metrô para 19 de dezembro Governo do Rio marca licitação de estudos de ampliação do metrô para 19 de dezembro

O governo do Rio de Janeiro marcou para 19 de dezembro a licitação dos estudos para a ampliação do metrô no Estado. O processo mira a nova Linha 3, que pretende ligar o Rio aos municípios de Niterói e São Gonçalo, e a ampliação da Linha 4, já existente, do início da Barra da Tijuca até o bairro do Recreio dos Bandeirantes.

O certame, controlado pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), vai selecionar a empresa incumbida da análise da viabilidades técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação dos trechos “Praça XV x Arariboia x Alcântara” e, também, “Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes”.

Ambos os trechos estão previstos no Plano Diretor Metroviário do Estado (PDM), e a realização do estudo está entre os projetos do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para o Rio de Janeiro.

Prazo e formato

O prazo de execução dos serviços será de 12 meses, com todos os produtos que compõem os estudos desenvolvidos paralelamente. Esse cronograma inclui os projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda.

“Uma das alternativas avaliadas é a realização de uma licitação internacional, por meio de parceria público-privada”, disse o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio, Washington Reis.

O governador do Rio, Claudio Castro, disse em nota que o estudo deverá apresentar o melhor caminho para a ampliação do metrô, o que inclui o modelo de concessão. Ele reforçou que mobilidade urbana trata de um sistema que deve integrar variados modais. De fato, o traçado das futuras linhas, se viáveis, integrará terminais de barcas e ônibus às novas linhas de metrô.

Além de avaliarem benefícios sociais e econômicos, os estudos também têm o objetivo de subsidiar a futura prestação dos serviços; apontar a previsão das obras necessárias para a expansão da malha metroviária; e fornecer à secretaria informações que indiquem vantagens e riscos associados aos projetos, informou o governo no documento. A nota também cita, expressamente, as possibilidades de “financiamento público ou privado”.

PDM

O Plano Diretor Metroviário do Estado destaca os dois trechos em questão como prioritários. O estudo de planejamento contratado e acompanhado pelos técnicos da Riotrilhos, órgão vinculado à secretaria, considera o horizonte até 2045.

No PDM, a ligação Praça XV x Arariboia, que atravessa a Baía de Guanabara, é encarada como “extensão estratégica e necessária entre a cidade do Rio e o centro de Niterói, ainda que grande desafio técnico”.

Sobre o trecho Arariboia (Centro de Niterói) x Alcântara, o PDM destaca que seria um instrumento de requalificação e desenvolvimento com benefícios para a região, especialmente ao setor imobiliário, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores e aquecer a economia local.

Sobre o prolongamento da Linha 4, considerando Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, a análise da demanda do PDM confirma a importância da extensão até a Alvorada como forma de “consolidação da rede”, que vai permitir novas transferências e a formação de um anel que vai atender às atuais necessidades dos usuários da Zona Oeste.

Já a extensão até o Recreio dos Bandeirantes leva em conta o aumento histórico da densidade populacional do bairro e a projeção de crescimento para os próximos anos.