A Grande Vitória segue com o pior índice de isolamento social entre as microrregiões do Espírito Santo. Os dados referentes a última quinta-feira (14) foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Governo do Espírito Santo.
A região, compreendida pelos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, apresentou taxa de adesão ao isolamento social de 45,4%.
Ao longo da semana, o índice tem se mantido estável. Na segunda foi de 46,8%, na terça, 47,01%, e na quarta, de 46,76%. Os números estão bem abaixo dos 70% recomendados pelas autoridades de saúde.
O município com o pior índice isolamento social é Colatina. A taxa de adesão na cidade do norte capixaba foi de 40,6%. Seguido por Bom Jesus do Norte (40,8%), Cachoeiro de Itapemirim (41,3%) e Linhares (42,6%).
No outro extremo da tabela está o município de Águia Branca, alcançando 70,9% no índice de isolamento e ultrapassando o número recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As cidades de Alto Rio Novo e Pancas vem logo em seguida, com 68,9% e 68,5%, respectivamente.
Em média, a taxa de adesão em todo o Espírito Santo chegou aos 47,1%. É a pior marca considerando os últimos quatro dias.
Monitoramento
A parceria entre o Governo do Estado e as empresas de telefonia móvel tem resultado em um monitoramento diário do índice de isolamento social da população em todo o Espírito Santo. A ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente para o governo estadual, monitora o deslocamento dos usuários de celulares — os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade de cada cidadão.
A porcentagem na tabela é o número de pessoas que permaneceram em casa durante o dia. Os dados do dia são disponibilizados no dia seguinte. Segundo o governo, a tabela será atualizada todos os dias da semana.
Na segunda-feira, serão disponibilizados os dados do fim de semana. A atualização das informações será feita de acordo com a atualização no site de monitoramento.