Geral

Grécia quer inclusão no programa de estímulos do BCE

Grécia quer inclusão no programa de estímulos do BCE Grécia quer inclusão no programa de estímulos do BCE Grécia quer inclusão no programa de estímulos do BCE Grécia quer inclusão no programa de estímulos do BCE

Atenas – A Grécia pediu hoje para que o Banco Central Europeu (BCE) colocasse o país em seu programa de compra de juros, mesmo que isso signifique um relaxamento das exigências da autoridade monetária para tal apoio.

O ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos, disse que o BCE deveria incluir a dívida grega no seu programa de relaxamento quantitativo para ajudar o país a retornar ao mercado de bônus e encerrar a dependência de empréstimos de resgate dos governo europeus.

Uma decisão do BCE favorável ao pedido impulsionaria a confiança dos investidores na Grécia e poderia ser um ponto de virada para o país, que vive uma crise de dívida há oito anos. Mas anteriormente o BCE disse que não colocaria a Grécia em seu programa até que o Fundo Monetário Internacional (FMI) diga que a dívida grega é sustentável.

O FMI, no entanto, está se recusando a dizer isso até que a Alemanha e outros governos da zona do euro concordem em reestruturar seus empréstimos à Grécia. O governo grego teme que o FMI e a Alemanha possam concordar em adiar ainda mais as discussões sobre a dívida grega e que o BCE não ajuda a Grécia através do relaxamento quantitativo. Fonte: Dow Jones Newswires.