Geral

Greve geral paralisa serviços na Grécia

Greve geral paralisa serviços na Grécia Greve geral paralisa serviços na Grécia Greve geral paralisa serviços na Grécia Greve geral paralisa serviços na Grécia

Atenas – Uma greve geral de 24 horas na Grécia nesta quinta-feira interrompeu o funcionamento de serviços pelo país e fez com que voos fossem cancelados, escolas fechassem e hospitais operassem apenas com os funcionários da emergência, enquanto milhares de manifestantes realizavam uma passeata no centro de Atenas.

Os sindicatos organizaram a greve para protestar contra as medidas de austeridades adotadas à medida que o país luta para sair da crise financeira que eliminou um quarto de sua economia e levou a taxa de desemprego a 26%.

Como contrapartida obtida pelos financiamentos da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), o governo grego teve de realizar uma série de medidas impopulares, incluindo cortes nos pagamentos de pensões e salários, para reformar sua economia.

A greve de hoje forçou as companhias aéreas a cancelarem voos domésticos e internacionais após os operadores de tráfego decidirem participar da mobilização trabalhista. O transporte público em Atenas também foi largamente afetado pela paralisação. “A greve é uma coisa menor. Algo muito significativo precisa ocorrer porque chegamos ao ponto de estarmos à beira de pular das janelas”, afirma o empresário Stamatis Fassoulis. Fonte: Associated Press.