Geral

Grupo protesta contra redução de atendimento no hospital da USP

Grupo protesta contra redução de atendimento no hospital da USP Grupo protesta contra redução de atendimento no hospital da USP Grupo protesta contra redução de atendimento no hospital da USP Grupo protesta contra redução de atendimento no hospital da USP

São Paulo – Cerca de cem pessoas participaram de um ato na da Universidade de São Paulo, no Butantã, contra a redução de atendimento no Hospital Universitário (HU), na terça-feira, 7. O grupo percorreu o câmpus e terminou a marcha na frente da reitoria.

Os manifestantes pediram a reposição de vagas no HU, que perdeu cerca de 200 servidores após o plano de demissão voluntária (PDV) na USP.

Como o jornal O Estado de S. Paulo mostrou em março, isso fez com que o atendimento no pronto-socorro fosse reduzido e oito leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fechados.

“Não houve critérios para fazer a demissão voluntária em cada unidade”, criticou o médico Gerson Salvador. Como o objetivo do PDV era cortar gastos com salários, reposições estão descartadas.

“As outras unidades de saúde locais não comportam a demanda que deixa de ser atendida pelo HU”, afirmou Oscar Martins, representante do Conselho de Saúde da região oeste. De acordo com ele, o problema deve se agravar com o surto de dengue na capital.

Pouco depois do ato, manifestantes se reuniram com representantes da universidade para discutir a questão.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.