Foto: Andreas Solaro/AFP

Papa Francisco cumprimenta bispos durante a audiência geral, em 10 de abril de 2024, na Praça de São Pedro, no Vaticano

Após muita pressão popular, a Igreja Católica portuguesa anunciou, nesta quinta-feira (11), que pagará indenização às vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero, a chamada “compensação econômica”. 

O anúncio foi feito após a publicação, em fevereiro de 2023, do relatório que revelou mais de 4815 nomes de menores vítimas de pedofilia por padres desde 1950 em Portugal.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ao longo de um ano, foram coletados mais de 500 depoimentos de vítimas. A igreja concluiu que os abusos sexuais eram encobertos de forma sistemática pelo alto escalão eclesiástico do país.

Na época, afirmaram que era necessário “mudar a cultura da Igreja” e pediram perdão às vítimas.

Em agosto de 2023, o Papa Francisco, durante a participação na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, encontrou com 13 das vítimas de pedofilia em Portugal. 

LEIA TAMBÉM: Robôs, inteligência artificial e inovação ajudam a acelerar saneamento no Estado

Por meio do comunicado, após o término da reunião dos bispos portugueses na cidade Santuário de Fátima, a Igreja confirmou que os pedidos de indenização devem ser apresentados entre junho e dezembro de 2024.

Foi explicado que os pagamentos serão realizados a partir de um fundo da Conferência Episcopal Portuguesa. Os valores adicionados ao fundo serão pagos de forma conjunta por todas as dioceses do país.

LEIA TAMBÉM: Caso Clarinha: “Angústia, um vazio na alma”, diz médico que aguarda liberação do corpo

*Com informações do R7

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.