Geral

Irmãos capixabas com doença crônica recebem transplante de rins juntos em Vila Velha

Luciano Chagas Silvério e Adriano Chagas Silvério são naturais de Linhares e possuem uma insuficiência renal crônica, uma doença que causa a perda gradativa dos rins

Irmãos capixabas com doença crônica recebem transplante de rins juntos em Vila Velha Irmãos capixabas com doença crônica recebem transplante de rins juntos em Vila Velha Irmãos capixabas com doença crônica recebem transplante de rins juntos em Vila Velha Irmãos capixabas com doença crônica recebem transplante de rins juntos em Vila Velha
Foto: Reprodução TV Vitória
Luciano Chagas Silvério e Adriano Chagas Silvério

O duplo transplante de rins para os irmãos capixabas foi concluído com sucesso na última quinta-feira (16). Os dois foram operados juntos em um hospital de Vila Velha.

Luciano Chagas Silvério e Adriano Chagas Silvério são naturais de Linhares e possuem uma insuficiência renal crônica, uma doença que causa a perda gradativa dos rins. Os órgãos são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as substâncias consideradas nocivas para o organismo.

A doença renal acompanha a família há gerações. O pai e o avô dos rapazes também tiveram o mesmo problema de saúde. Os irmãos cresceram juntos, e nesta mesma condição, descobriram ter herdado a doença. Eles são vizinhos e sempre fizeram companhia um ao outro nas sessões de hemodiálise.

Os irmãos entraram no bloco cirúrgico do Hospital Evangélico de Vila Velha por volta de 17h30 e antes das 22 horas já estavam liberados, com os novos rins transplantados e em pleno funcionamento. Em apenas quatro horas, a equipe médica concluiu ambos os procedimentos.

De acordo com o Dr.Hélio Reis Cyrino, nefrologista responsável pelo plantão do hospital nesta sexta-feira (17), a expectativa é que em uma semana os irmãos recebam alta hospitalar, período padrão necessário para se recuperarem.

Assista à reportagem!