Geral

Isolamento deve seguir no Estado de SP, mas interior já afrouxa

Isolamento deve seguir no Estado de SP, mas interior já afrouxa Isolamento deve seguir no Estado de SP, mas interior já afrouxa Isolamento deve seguir no Estado de SP, mas interior já afrouxa Isolamento deve seguir no Estado de SP, mas interior já afrouxa

A quarentena determinada no Estado de São Paulo por causa do coronavírus tem validade até esta terça-feira, 7, mas cidades do interior já têm afrouxado as restrições ao comércio. O governo se reúne nesta segunda-feira para discutir o isolamento social e a expectativa é de estender a medida por 15 dias. Há, porém, pressão de setores do varejo para que haja uma abertura escalonada.

Desde o dia 24, a gestão João Doria (PSDB) determinou o fechamento do comércio e de serviços não essenciais, o que inclui bares, restaurantes e cafés, que só podem funcionar com serviços de delivery. Já os considerados essenciais, como farmácias e supermercados, podem abrir as portas.

Diferentemente do presidente Jair Bolsonaro, que fala em receio de crise econômica e pede a volta dos cidadãos ao trabalho, Doria tem defendido o isolamento social para frear o avanço da covid. O Palácio dos Bandeirantes realiza nesta segunda-feira, pela manhã, uma reunião do Centro Contingência. O encontro marcará o retorno do médico David Uip, chefe do núcleo, que se curou do coronavírus.

A prefeitura de Pindamonhangaba, por exemplo, publicou decretos liberando o funcionamento de feiras, restaurantes, lojas de tecidos e de material de construção desde o sábado. No caso dos restaurantes, que antes só podiam funcionar no delivery, foi permitido o atendimento presencial, embora com restrições para evitar aglomeração.

A gestão municipal disse que as medidas estão alinhadas com as diretrizes estaduais e federais. A cidade tem 79 casos suspeitos, um positivo e quatro mortes em investigação.

O comércio de Conchal, na região de Piracicaba, já reabre nesta segunda-feira. O decreto da prefeitura libera até hotéis, bares e trailers de lanches. Ainda há restrição de acesso para evitar aglomerações e o comércio deve adotar medidas de higiene. Lojas de roupas, óticas e papelarias podem funcionar em horário normal, mas com acesso restrito a um cliente por 10 m².

Conforme a prefeitura, a decisão foi tomada após análise de pedido feito pelo comércio do município, que tem 10 casos suspeitos e investiga um óbito.

Em Morungaba, foram liberados os salões de beleza. O decreto, de sexta-feira, libera o funcionamento com um cliente por vez.

Campos do Jordão

Já em outros locais, a prefeitura precisou ir até a Justiça para garantir o isolamento. Campos do Jordão obteve liminar para impedir que sites de hospedagem continuem oferecendo serviços de turismo na cidade da Serra da Mantiqueira. A Justiça determinou a exclusão de anúncios das “casas para a quarentena”, sob pena de multa diária. A cidade tem uma morte e 30 casos em investigação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.