Geral

Justiça Federal determina intervenção no Dnit para entrega de obras na BR 259

As melhorias na BR 259 vem sendo cobrada há tempos pela justiça mas, de acordo com o MPF, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ignorou as cobranças

Justiça Federal determina intervenção no Dnit para entrega de obras na BR 259 Justiça Federal determina intervenção no Dnit para entrega de obras na BR 259 Justiça Federal determina intervenção no Dnit para entrega de obras na BR 259 Justiça Federal determina intervenção no Dnit para entrega de obras na BR 259
MPF diz que decisões em relação ao trecho têm sido ignoradas pela autarquia Foto: Divulgação/Prefeitura

A Justiça Federal nomeou um interventor para atuar na superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal por meio da Procuradoria da República de Colatina para que a autarquia realize as melhorias na BR-259, entre o município de João Neiva e a divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais. 

O interventor nomeado nesta segunda-feira (06) é o engenheiro Giovani Borgo Sardi. As obras determinadas são de adequação do acostamento, restauração do asfalto, sinalização vertical e horizontal, além de instalação de postos de pesagem.

Segundo o Ministério Público Federal, essas as melhorias vem sendo cobradas e determinadas pela Justiça há algum tempo, porém, são ignoradas pelo órgão. O Dnit capixaba foi procurado pela equipe de reportagem do jornal Online Folha Vitória, mas não se posicionou em relação à intervenção.

O interventor tem autorização para redistribuir recursos do Dnit e também servidores de qualquer local para a realização das obras. Ele tem prazo de 15 dias para apresentar relatório à Justiça sobre a execução das obras. 

O trecho, considerado de alto risco para quem trafega na região, está em obras para a correção do traçado desde 2009 e já foi alvo de duas ações civis públicas, uma visando resguardar o erário e a probidade administrativa e outra com o objetivo de recuperar os danos ambientais.

O trecho do Km 28 da BR-259 já foi construído – a obra custou R$ 7,6 milhões –, mas não foi liberado para utilização em vista do risco que traz para os usuários. “O problema de inatividade da rodovia no Km 28 é o deslizamento de pedras oriundas do talude originado do corte para estabelecimento do novo traçado na pista. As obras se fizeram necessárias porque o traçado original cedeu ante o deslizamento da barreira que o sustentava”, informa o órgão.

De acordo com o MPF/ES, a maior parte das determinações judiciais não está sendo cumprida pelo Dnit. Na decisão, inclusive, a Justiça frisa que “os presentes autos revelam uma face nefasta e escandalosa que a administração pública nesses país tem optado: a de não cumprir decisão judicial”. Diz ainda a decisão que “essa omissão evidente coloca toda uma coletividade em constante perigo ao trafegaram por uma rodovia que apresenta inúmeros trechos comprometidos, que não conferem segurança viária e que leva a acidentes ocasionados pelas péssimas condições da estrada”.

>>Veja o vídeo<<