Geral

Lei que impede volta do DPVAT em 2025 é sancionada; entenda

Medida faz parte do pacote de corte de gastos e elimina a retomada do seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (31) a Lei Complementar 211, que oficializa a decisão de não retomar o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), conhecido anteriormente como DPVAT. 

A medida, que faz parte do pacote de corte de gastos do governo, impede que o seguro volte a ser cobrado a partir de 2025, como estava previsto em uma lei complementar assinada em maio deste ano.

LEIA MAIS:

Sequestro de motorista de app termina em acidente grave na Praia do Morro

TV Vitória e Folha Vitória vão transmitir ao vivo queima de fogos em Vitória e Vila Velha

Réveillon em cidades do ES será com alerta para chuvas fortes

Em 18 de dezembro, um acordo entre deputados e o governo já havia indicado a revogação da lei que reestabeleceria o SPVAT. O seguro, caso fosse retomado, seria obrigatório e cobrado anualmente para garantir indenizações em casos de morte, invalidez, reembolso por despesas médicas e serviços funerários decorrentes de acidentes de trânsito.

Foto: Divulgação

Impactos para vítimas de acidentes

Com a manutenção da extinção do DPVAT, vítimas de acidentes de trânsito que não possuem seguros privados continuarão sem direito a indenizações específicas. 

O seguro obrigatório havia sido encerrado em 2019 por uma medida provisória assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Próximos passos

O texto completo da Lei Complementar 211 já está disponível e traz detalhes sobre a decisão. O governo segue defendendo que outras medidas podem ser discutidas para proteger vítimas de acidentes de trânsito, mas até o momento não há previsão para a criação de um programa substituto ao DPVAT.

*Com informações da Agência Brasil

Laísa Menezes, repórter do Folha Vitória
Laísa Menezes

Repórter

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.