Geral

Lojas de produtos de consumo pessoal funcionam nesta terça em 11 cidades com risco alto no ES

A medida vale para Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Fundão, Presidente Kennedy, Boa Esperança, Marataízes, Alfredo Chaves e Afonso Cláudio

Lojas de produtos de consumo pessoal funcionam nesta terça em 11 cidades com risco alto no ES Lojas de produtos de consumo pessoal funcionam nesta terça em 11 cidades com risco alto no ES Lojas de produtos de consumo pessoal funcionam nesta terça em 11 cidades com risco alto no ES Lojas de produtos de consumo pessoal funcionam nesta terça em 11 cidades com risco alto no ES
Foto: Reprodução
Lojas de roupas podem funcionar nesta terça | 

Com o revezamento das atividades do comércio, nesta terça-feira (13), por ser dia par no calendário, está liberado o funcionamento das lojas de produtos de consumo pessoal, tais como vestuário, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, artigos esportivos e similares.

A medida, válida para as cidades com risco alto de contaminação, está valendo para 11 municípios capixabas: Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Fundão, Presidente Kennedy, Boa Esperança, Marataízes, Alfredo Chaves e Afonso Cláudio.

De acordo com o decreto em vigor, a abertura do comércio será realizada de forma alternada, variando pelo tipo de atividade realizada. Para os dias ímpares, está permitido o funcionamento das atividades dos estabelecimentos com serviços que não são ligados ao corpo, como lojas de produtos de consumo não pessoal, como eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática.

Caso haja algum estabelecimento que associe a comercialização de produtos de consumo pessoal e não pessoal, a loja deverá adotar um critério de predominância para os dias de funcionamento, seja em dias ímpares ou pares. Todas as lojas poderão realizar o serviço de delivery ou retirada do produto pelo cliente com hora marcada, sem limitação de dias e horários.

Outra mudança afeta o funcionamento de restaurantes. Estes poderão efetuar o atendimento presencial de segunda à sexta-feira, limitado ao horário das 10:00 às 16:00. Aos finais de semana, os mesmos podem funcionar apenas pelo serviço de entregas.

Para todos os estabelecimentos e serviços, é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa. Vale ressaltar que o equipamento se tornou obrigatório em todo o Espírito Santo, inclusive para os ônibus de transporte público. Caso seja flagrada a presença de passageiros sem o uso, a empresa responsável poderá ser multada. O decreto prevê ainda que shoppings permaneçam fechados.