
O Grupo Coutinho fechou o ano de 2024 com 37 unidades da bandeira Extrabom, quatro da bandeira Extraplus e sete Atacado Vem, totalizando 48 unidades no grupo. Ao longo do ano foram três novas unidades, sendo um Extraplus na Praia do Canto e duas unidades Extrabom, uma em Anchieta (primeira loja no município) e a mais recente no bairro de Nova Bethania, em Viana, a segunda loja no município.
Além disso, o grupo avançou na reforma e ampliação de lojas estratégicas, como as que estão localizadas em Porto Canoa, na Serra, e em São Mateus. O plano de expansão de médio e longo prazo é chegar a 60 unidades em 2028, faturando mais de R$ 4 bilhões ao ano.
À frente do Grupo Coutinho está Luiz Coelho Coutinho, eleito líder empresarial em três categorias da pesquisa: Maiores Empresas, Supermercado Varejista e Supermercado Atacadista. Saiba mais sobre ela na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?

E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
Junto do time, trabalho para construir uma empresa perene, que continue a fazer parte da vida dos capixabas pelas próximas gerações. O legado que quero deixar é a vivência do propósito da empresa e dos valores. Cultivar a paixão em servir como propósito, colocando sempre o cliente em primeiro lugar e, com a nossa gente, atender todos os nossos stakeholders com humildade e respeito, buscando a evolução constante.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
Entendo que um dos principais papéis do líder é ser o fomentador da cultura institucional e inspirar as pessoas para busquem constantemente alcançar todo seu potencial. Além disso, ser o exemplo em ética e integridade, estabelecendo conexões verdadeiras e consistentes, promovendo um ambiente de trabalho positivo para todos os envolvidos no negócio.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Primeiramente, agradeço a todos pelo reconhecimento. Me sinto muito honrado por ser lembrado, mas tenho consciência de que represento todo um time de colaboradores engajados em fazer o melhor todos os dias. Fico muito feliz, pois acredito que a premiação seja um indicativo de que estamos trilhando um caminho positivo no mercado e estamos sendo percebidos por isso. E com relação a minha liderança, fico feliz e verdadeiramente orgulho por isso. O caminho é desafiador, mas muito gratificante.

Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
Entendo que o meu papel é ser um grande facilitador para que todas as iniciativas que são aderentes ao nosso negócio saiam do papel. É preciso observar os pontos de melhoria internos, mas também ser adaptável, estando muito atento ao consumidor e as demandas que o mercado e a sociedade apresentam, sendo um verdadeiro catalisador para o time promover mudanças necessárias, que impactarão no nosso negócio e, consequentemente, retornarão de forma positiva para as comunidades em que estamos inseridos.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
Inspirar pelo exemplo, preservando os valores institucionais, buscando promover o desenvolvimento contínuo e sustentável. E, claro, entregando diariamente o seu melhor com muita paixão em servir!

