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Mais de 300 tacógrafos apresentam irregularidades durante operação no Espírito Santo

Para garantir que as normas estão sendo cumpridas, o Ipem-ES intensificou a fiscalização do cronotacógrafo nas vias e rodovias no Estado desde o início de 2015

Mais de 300 tacógrafos apresentam irregularidades durante operação no Espírito Santo Mais de 300 tacógrafos apresentam irregularidades durante operação no Espírito Santo Mais de 300 tacógrafos apresentam irregularidades durante operação no Espírito Santo Mais de 300 tacógrafos apresentam irregularidades durante operação no Espírito Santo
O equipamento é obrigatório em alguns tipos de veículos Foto: Divulgação/Governo

O cronotacógrafo, também conhecido como “tacógrafo” é um instrumento que indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida. Tem seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h. Além de seu uso obrigatório, o instrumento deve passar por verificação metrológica realizada pelo Ipem-ES e por postos credenciados pelo Inmetro no Estado.

Para garantir que as normas estão sendo cumpridas, o Ipem-ES intensificou a fiscalização do cronotacógrafo nas vias e rodovias no Estado desde o início de 2015. Por iniciativa do Instituto, operações especiais foram programadas e estão sendo executadas com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Ibama e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além desses, em julho teve início a parceria com a ECO101, visando à realização de fiscalização do instrumento nas balanças rodoviárias e a divulgação de mensagens nos painéis eletrônicos instalados em 14 pontos ao longo da BR 101.

As parcerias têm gerado resultados. Desde o início do ano, foram fiscalizados 1.684 veículos, sendo que 302 foram notificados com não conformidades, principalmente por falta de certificação do instrumento ou por estar com a certificação vencida. Ou seja, 18% dos veículos estavam com o cronotacógrafo em situação de irregularidade. Após a notificação em campo, os proprietários destes veículos são autuados, podendo receber multas como penalidade. 

O trabalho de fiscalização está sendo desenvolvido junto com outras iniciativas, como a divulgação em letreiros luminosos nas rodovias e a verificação metrológica, que até o mês de julho já foi realizada em quase 9.500 veículos. 

Paulo Renato Rodrigues, diretor-geral do Ipem-ES, informa que as operações terão continuidade e o objetivo é que, até o final do ano, cerca de 18.500 cronotacógrafos sejam verificados.