Geral

Marina Silva reitera meta de zerar desmatamento até 2030 em encontro com Yellen

Marina Silva reitera meta de zerar desmatamento até 2030 em encontro com Yellen Marina Silva reitera meta de zerar desmatamento até 2030 em encontro com Yellen Marina Silva reitera meta de zerar desmatamento até 2030 em encontro com Yellen Marina Silva reitera meta de zerar desmatamento até 2030 em encontro com Yellen

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou durante encontro nesta terça-feira, 27, com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, o compromisso brasileiro de zerar o desmatamento, principal responsável pelas emissões do País. Ela também aproveitou a presença de empresários em evento da Amcham Brasil para pedir a participação do setor privado nos investimentos necessários ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Ao citar, durante o painel com Yellen, a redução de 50% do desmatamento, evitando a emissão de 250 milhões de toneladas de CO2 à atmosfera, Marina frisou que o empenho do governo em reduzir as queimadas nas florestas e controlar as atividades ilegais nos biomas já tem resultados expressivos. “O compromisso do presidente Lula até 2030 é zerar o desmatamento”, afirmou a ministra. Segundo ela, o desenvolvimento tecnológico permite ao País aumentar sua produtividade e produção sem a necessidade de desmatar.

Ela disse que o País vem criando mecanismos que estimulem a preservação da floresta, assim como mobilizando investimentos públicos e privados a este objetivo, como o programa de proteção cambial anunciado ontem, que tem participação do Banco Central e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Marina participou do lançamento do programa e reforçou a necessidade de investimentos privados em projetos de infraestrutura.

Hoje, Marina substituiu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no evento da Amcham, realizado na Sala São Paulo, centro da capital paulista, porque o titular da pasta econômica testou positivo para covid-19. Ela agradeceu a Yellen pelos aportes de recursos feitos pelos Estados Unidos no Fundo Amazônia e chamou a atenção ao fortalecimento das relações entre os países nas administrações de Lula e Joe Biden.

Ao citar o plano de transformação ecológica, cujo objetivo é inserir o Brasil no cenário internacional, integrando desenvolvimento ambiental, social e econômico, Marina ressaltou que, pela primeira vez, há sinergia entre as políticas econômica e ambiental no Brasil.

“O Brasil é um país em desenvolvimento que requer muitos investimentos na parte de infraestrutura. São investimentos que precisam da iniciativa privada e de recursos de outros países, como os Estados Unidos”, declarou Marina.

A ministra pontuou ainda o papel que o Brasil pode ter de, com o hidrogênio verde, ajudar a transição energética em outros países. Ela elogiou ainda o governo Biden por cortar as exportações de gás, que haviam aumentado muito. “Isso é uma ação corajosa.”