Geral

Média móvel mostra SP com leve tendência de queda de mortes

Média móvel mostra SP com leve tendência de queda de mortes Média móvel mostra SP com leve tendência de queda de mortes Média móvel mostra SP com leve tendência de queda de mortes Média móvel mostra SP com leve tendência de queda de mortes

Quando analisados semana a semana, os registros de mortes por covid-19 no Estado de São Paulo têm uma lenta tendência de queda, após o pico ocorrido na segunda quinzena de junho. Já o quadro nacional mostra uma aparente estabilidade: há mais de dois meses os óbitos oscilam entre algo em torno de 950 e 1.040 por dia.

A partir deste sábado, o Estadão vai divulgar a média móvel de mortes provocadas pelo novo coronavírus. Essa forma de acompanhar a evolução da pandemia dilui as oscilações bruscas provocadas pelo represamento dos dados em feriados e fins de semana, por exemplo. Nesses dias, o número de óbitos divulgados cai – não porque a situação melhore, mas por simples efeito da redução no ritmo de trabalho nos locais responsáveis pela notificação – hospitais, prefeituras e secretarias estaduais de Saúde. Quando os registros pendentes são divulgados, elevam artificialmente os registros dos dias úteis.

A média móvel de hoje leva em consideração os registros divulgados desde o último domingo até a noite deste sábado. Os números são somados e divididos por sete. Assim, o vai-e-vem dos anúncios diários se suaviza, e as comparações com períodos passados mostram um quadro mais claro do impacto da pandemia ao longo do tempo.

O consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL registrou a divulgação de 968 novas mortes em todo o país nas 24 horas encerradas às 20h deste sábado. Já a média móvel semanal registra 1.018 óbitos por dia – uma pequena oscilação de 2% a menos que na semana anterior, encerrada no sábado passado.

Em São Paulo foram 260 novos registros de óbitos no sábado, e 244 na média dos últimos sete dias. Na semana encerrada em 20 de junho, a média móvel registrava 273 óbitos por dia.

O recorte regional mostra que a pandemia está praticamente estável no Sudeste e no Nordeste, se acelera no Sul e no Centro-Oeste e perde força no Norte. Dados agregados, porém, podem ocultar diferenças significativas: em uma mesma região, as mortes podem estar subindo em um ou mais Estados e caindo em outros.

Os dados coletados pelo consórcio levam em consideração a data do anúncio das mortes, e não da ocorrência do óbito.

A parceria entre os seis veículos de comunicação foi formada quando o presidente Jair Bolsonaro restringiu o acesso aos números da pandemia. O governo acabou recuando, mas o levantamento conjunto de dados em todas as 27 secretarias estaduais de saúde se manteve.