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Mesmo em período de greve, Procon de Cachoeiro multa agências bancárias

Órgão fiscaliza funcionamento de terminais de autoatendimento durante a greve dos bancários. Duas agências já foram multadas por restringirem a realização de depósitos nos terminais

Mesmo em período de greve, Procon de Cachoeiro multa agências bancárias Mesmo em período de greve, Procon de Cachoeiro multa agências bancárias Mesmo em período de greve, Procon de Cachoeiro multa agências bancárias Mesmo em período de greve, Procon de Cachoeiro multa agências bancárias
O objetivo é verificar se os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente durante a greve. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Procon de Cachoeiro intensificou a fiscalização em bancos do município. O objetivo é verificar se os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente durante a greve dos bancários. Duas agências já foram multadas por restringirem a realização de depósitos nos terminais.

“Mesmo havendo movimento grevista, as instituições financeiras devem  manter o autoatendimento operando com todas as suas funções e, também, orientar os consumidores quanto a meios alternativos de pagamento de contas. O consumidor não pode ser prejudicado”, explica o coordenador do órgão municipal de defesa do consumidor, Rogério Athayde.

Ainda assim, ele ressalta que, no período de greve, é possível evitar cobranças e multas por atraso em contas buscando canais alternativos, como as casas lotéricas, os correspondentes bancários, a internet e o telefone. Mas se o consumidor procurar uma dessas opções e encontrar dificuldades, deve recorrer ao Procon.

Outra orientação do órgão é pagar mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos diretamente no emitente ou ainda por débito em conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento. “Ao entrar em contato com a empresa, é importante anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento”, recomenda o coordenador.

Como a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. “Caso esgotem todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa. Mas é interessante manter alguma prova dessas tentativas, como, por exemplo, uma foto ou gravação que mostre que a agência estava fechada. Além disso, servem de prova as notícias publicadas pela imprensa. Em hipótese nenhuma esse consumidor pode ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito”, lembra Athayde.

O Procon de Cachoeiro pode ser acionado das 7h às 17h, pelos telefones 3155-5262 ou 3155-5276. Já o atendimento presencial, na sede do órgão, é realizado das 7h às 13h. O endereço é: Avenida Monte Castelo, nº 28, no bairro Independência.