Geral

Ministra da Educação do Paraguai renuncia após protestos estudantis

Ministra da Educação do Paraguai renuncia após protestos estudantis Ministra da Educação do Paraguai renuncia após protestos estudantis Ministra da Educação do Paraguai renuncia após protestos estudantis Ministra da Educação do Paraguai renuncia após protestos estudantis

Assunção – A Ministra da Educação do Paraguai, Marta Lafuente, renunciou ao cargo nesta quinta-feira após protesto de estudantes secundaristas que ocupou 72 centros educativos em todo o país. O ato contou com a adesão de alunos de mais de 600 escolas do ensino primário.

“Saio com a honra intacta e por respeito ao presidente (Horácio Cartes)”, declarou a ministra em coletiva para a imprensa local. Após o anúncio, houve muita comemoração nos centros educativos espalhados pela capital Assunção.

Entre as questões pautadas pelos estudantes desde a metade de 2015 estão o aumento do orçamento para a entrega de livros e almoço gratuito nas escolas públicas, a melhorias nas condições físicas dos prédios e a luta contra a corrupção dentro do Ministério.

Lafuente, que ocupava o cargo desde 2013, disse em seu comunicado que uma de suas conquistas foi “despartidarizar o Ministério e aplicar as devidas leis sobre os bandidos que, disfarçados de políticos, estão roubando desde o início do Ministério”.

Com a renúncia da ministra, mais de mil funcionários que figuravam na folha de pagamento do governo, mas que não trabalhavam, foram demitidos. Fonte: Associated Press.