Geral

Ministro da Educação quer 'esforço' para uso racional de recursos público

Ministro da Educação quer ‘esforço’ para uso racional de recursos público Ministro da Educação quer ‘esforço’ para uso racional de recursos público Ministro da Educação quer ‘esforço’ para uso racional de recursos público Ministro da Educação quer ‘esforço’ para uso racional de recursos público

Brasília – O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, assinou portaria em que determina que todos os órgãos e unidades ligados ao MEC, incluindo autarquias, fundações e empresas públicas, façam “esforços” para a “melhoria da eficiência no uso racional dos recursos públicos”.

Para isso, o documento lista um série de ações. Entre elas, os órgãos deverão promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social, melhorar a qualidade do gasto público por meio da eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos, incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas, melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e compartilhar experiências práticas de sucesso relacionadas à educação e à Administração Pública em geral.

O ministro ainda indica vários programas já existentes no governo federal como modelos a serem seguidos pelos servidores ligados à pasta, como o Programa de Eficiência do Gasto Público, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica em Prédios Públicos (Procel) e a Coleta Seletiva Solidária.

A portaria ainda lança a Coletânea Desafio da Sustentabilidade, produzida com a participação da sociedade e que deverá ser utilizada, no que couber, na redução dos gastos com o consumo de energia elétrica e de água. A coletânea estará disponível na internet.