Geral

Missouri entra em estado de emergência

Missouri entra em estado de emergência Missouri entra em estado de emergência Missouri entra em estado de emergência Missouri entra em estado de emergência

Jefferson – O governador do estado americano de Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência preventivo e ativou a Guarda Nacional antes da decisão do gran jury sobre o destino do policial branco Darren Wilson, que atirou no jovem negro Michael Brown, no subúrbio de St. Louis, em Ferguson.

De acordo com Nixon, a Guarda Nacional vai auxiliar a polícia local no caso da decisão judicial motivar protestos similares aos que aconteceram após a morte de Brown, em 9 de agosto. “Todas as pessoas na região de St. Louis merecem se sentir seguras em suas comunidades e terem suas vozes ouvidas sem medo de violência ou intimidação”, afirmou Nixon, em um comunicado. O governador não indicou quantos soldados da Guarda Nacional serão mobilizados.

Não há data específica para que a decisão seja revelada e o governador não deu sinais de que o resultado está iminente. O promotor Bob McCulloch, por sua vez, disse que espera que o grand jury chegue a uma decisão em meados de novembro. O tribunal está analisando se há evidências suficientes para prosseguir com as acusações e se houver, qual deve ser a condenação. Se a decisão for pela condenação, um júri separado será selecionado para decidir se Wilson é culpado.

O Departamento de Justiça americano, que está conduzindo uma investigação independente, informou que há prazo para a conclusão dos trabalhos.

Brown, que estava desarmado, foi baleado por Wilson após um confronto ao ser abordado pelo policial. A morte motivou tensões raciais em St. Louis, onde dois terços da população é negra, mas a força policial é quase completamente branca. A polícia respondeu aos protestos com forte presença armada, o que causou uma escalada das tensões. Fonte: Associated Press.