Geral

Moldávia convoca reunião antes de eleição parlamentar

Moldávia convoca reunião antes de eleição parlamentar Moldávia convoca reunião antes de eleição parlamentar Moldávia convoca reunião antes de eleição parlamentar Moldávia convoca reunião antes de eleição parlamentar

Chisinau – O presidente pró-Ocidente da Moldávia, Nicolae Timofti, convocou para amanhã uma reunião das principais autoridades de defesa do país, antes das eleições parlamentares da próxima semana, em meio a preocupações de que a Rússia tente influenciar a votação na ex-república soviética.

Timofti não especificou o que vai ser discutido na reunião desta segunda-feira. O serviço de inteligência moldavo, no entanto, alertou na sexta-feira que pode haver uma tentativa de se desestabilizar o processo eleitoral, sem fornecer detalhes.

Autoridades moldavas temem que Moscou possa tentar ampliar sua influência neste país de 4 milhões de habitantes e que faz fronteira com a Ucrânia. Na semana passada, três russos e dois ucranianos foram expulsos da Moldávia, por suspeita de estarem planejando “ações subversivas”.

No próximo dia 30, partidos pró-europeus da Moldávia vão enfrentar grupos rivais que buscam relações mais próximas com Moscou. A região da Transnístria, favorável ao Kremlin, quer deixar a Moldávia e se juntar à Rússia. Fonte: Associated Press.