Geral

Monumentos Históricos do Centro de Vitória são opções para conhecer no feriadão

Essa é uma ótima opção para quem está de folga no feriado e quer conhecer mais sobre a capital

CONVENTO SÃO FRANCISCO (CONCLUSÃO DA RETIRADA DA FIAÇÃO
CONVENTO SÃO FRANCISCO (CONCLUSÃO DA RETIRADA DA FIAÇÃO

Que tal conhecer um pouco de Vitória fazendo um passeio pelo Centro Histórico da capital, que, na próxima sexta-feira (8) completa 466 anos? A dica é conhecer os monumentos que compõem o ‘Visitar’, muitos deles com mais de quatro séculos de existência.

A visita interna aos monumentos é gratuita e guiada por monitores, podendo ser feita das 13 às 17 horas, sempre de quarta a domingo, inclusive nos feriados. Fazem parte do roteiro as igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo, o Convento São Francisco e a Catedral Metropolitana de Vitória.

Também vale a pena conhecer externamente, mesmo temporariamente fechados para visitação, a Capela Santa Luzia, que está em restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja do Carmo, fechada para melhoria do teto pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, e o Theatro Carlos Gomes, que passa por obras de manutenção pelo Governo do Estado.

“Em cada local aberto à visitação, os monitores apresentam a história e as curiosidades dos patrimônios de forma artística, arquitetônica e cultural, estimulando o morador a conhecer sua cidade, divulgando os atrativos e tornando-os mais receptivos”, aponta o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Agendamento

O Visitar Centro Histórico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), funciona de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13h às 17 horas. Para agendamento de grupos, é preciso entrar em contato pelo telefone 3235-2813, das 12h às 19 horas.