
Que tal conhecer um pouco de Vitória fazendo um passeio pelo Centro Histórico da capital, que, na próxima sexta-feira (8) completa 466 anos? A dica é conhecer os monumentos que compõem o ‘Visitar’, muitos deles com mais de quatro séculos de existência.
A visita interna aos monumentos é gratuita e guiada por monitores, podendo ser feita das 13 às 17 horas, sempre de quarta a domingo, inclusive nos feriados. Fazem parte do roteiro as igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo, o Convento São Francisco e a Catedral Metropolitana de Vitória.
Também vale a pena conhecer externamente, mesmo temporariamente fechados para visitação, a Capela Santa Luzia, que está em restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja do Carmo, fechada para melhoria do teto pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, e o Theatro Carlos Gomes, que passa por obras de manutenção pelo Governo do Estado.
“Em cada local aberto à visitação, os monitores apresentam a história e as curiosidades dos patrimônios de forma artística, arquitetônica e cultural, estimulando o morador a conhecer sua cidade, divulgando os atrativos e tornando-os mais receptivos”, aponta o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.
Agendamento
O Visitar Centro Histórico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), funciona de quarta a domingo, inclusive feriados, das 13h às 17 horas. Para agendamento de grupos, é preciso entrar em contato pelo telefone 3235-2813, das 12h às 19 horas.