Foto: Divulgação / Governo do Estado

A nova embarcação do Sistema Aquaviário, chamada “Morro do Moreno”, começou a operar nesta segunda-feira (4). O barco tem dois andares, vista panorâmica e capacidade para 93 passageiros, incluindo espaço para até dois cadeirantes.

A embarcação vai reforçar a oferta de viagens entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória, itinerário já feito pelo barco “Penedo”.

LEIA TAMBÉM: 

Embarcação do aquaviário para no meio da baía e precisa ser rebocada

Alerta de chuvas intensas para 49 cidades do Espírito Santo; veja lista

Contrações na BR-101: bebê nasce em parto de emergência na Serra

Sucuri entra em tubulação e interrompe fornecimento de água em cidade

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) destacou que, devido à sua altura, a embarcação “Morro do Moreno” está restrita ao percurso, sem passar sob as Cinco Pontes.

O primeiro trajeto do barco foi realizado na manhã desta segunda com a presença do governador Renato Casagrande a bordo, assim como o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

“A entrada em operação do Morro do Moreno é um marco no Aquaviário, trazendo maior oferta de viagens e uma estrutura que valoriza a integração do transporte com o turismo. Esse é um passo importante para oferecer um serviço mais amplo e acessível para a população e os visitantes que desejam vivenciar a nossa baía”, afirmou o secretário.

Veja imagens da nova embarcação:

Morro do Moreno aquaviário
Divulgação / Governo do Estado
Morro do Moreno aquaviário
Divulgação / Governo do Estado

Embarcação “Penedo” apresentou problemas mecânicos e foi rebocada 

O Aquaviário tem ao todo três embarcações, sendo: Morro do Moreno, Penedo, Moxuara e Fonte Grande.

Na tarde do último domingo (3), a embarcação “Penedo” apresentou problemas mecânicos e precisou ser rebocada. A lancha estava transportando passageiros quando ficou à deriva, na baía de Vitória.

O barco funciona há mais de um ano na Capital capixaba, faz o trajeto Praça do Papa até a Prainha, em Vila Velha, e tem capacidade para 80 passageiros e dois tripulantes.

*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel


Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.