Geral

Mortes de motociclistas em acidentes aumentam 53% no ES

De acordo com o Batalhão de Trânsito, imprudência é fator crucial para que os acidentes ocorram

Foto: Divulgação / PRF

As mortes de motociclistas em acidentes de trânsito tiveram aumento de 53% em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período em 2022 no Espírito Santo. Segundo informações do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, os números estão diretamente ligados à imprudência no trânsito. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Nos últimos dois anos, os casos aumentam exponencialmente. Em 2021, foram 371 vítimas, já no ano passado, o número inflou para 407, um aumento de quase 10% no período de apenas um ano. 

Uma das vítimas, Jorge Luiz, de 30 anos, foi atropelado em janeiro deste ano, enquanto pilotava uma motona Rodovia do Contorno, em Cariacica e morreu no local. Segundo testemunhas, a responsável foi a motorista de uma van, que fugiu do local sem prestar socorro. 

“Ela derrubou ele e ao invés de prestar socorro, ela fugiu. É uma dor que um dia pode passar, mas por enquanto não está passando”, contou a estudante Cleidiane Rodrigues, irmã de Jorge. 

O caso de Jorge não é isolado, somente no mês de fevereiro foram registrados cinco acidentes fatais envolvendo motociclistas. Gabriel da Silva Soares, de 34 anos, morreu ao ser atropelado por um caminhão enquanto seguia para o trabalho na BR-101, em Viana. 

Além deles, Isaque Silva dos Santos, de 20 anos, também perdeu a vida após ser atingido por uma carreta na altura do bairro Jardim Tropical, na Serra. Já o jovem Davi Luiz de Amorim Thomáz, de 22 anos, foi atropelado enquanto trabalhava como entregador. 

Leia Também: Acidente deixa um morto e uma idosa gravemente ferida na BR-262, em Domingos Martins

Segundo o Capitão Anthony, do Batalhão de Trânsito, quem pilota sobre duas rodas deve redobrar a atenção e evitar comportamentos imprudentes, uma vez que os descuidos estão diretamente ligados aos acidentes. “As condutas de pilotagem de uma motocicleta, às vezes chamam atenção pelo risco aos quais se expõem os motociclistas”, disse. 

“Mesmo quando ele tem a preferência, ele tem que prestar atenção num cruzamento, é prudente que ele reduza para ver se vem outro veículo”, finalizou. 

*Com informações do repórter Lucas Melo, da TV Vitória