Geral

Motoristas de ônibus mantêm greve para segunda em SP

Motoristas de ônibus mantêm greve para segunda em SP Motoristas de ônibus mantêm greve para segunda em SP Motoristas de ônibus mantêm greve para segunda em SP Motoristas de ônibus mantêm greve para segunda em SP

Os motoristas de ônibus e cobradores do transporte público urbano por ônibus afirmam que a greve da categoria está mantida para a próxima segunda-feira, 6, na capital paulista. Os moldes ainda estão sendo discutidos pela diretoria, mas a intenção é que nenhum ônibus saia das garagens no dia.

A São Paulo Transporte (SPTrans) disse que obteve decisão liminar na Justiça do Trabalho, na noite de terça-feira, 31 de maio, que determinou a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico e 60% nos demais horários. Em caso de descumprimento, será aplicada pena de multa diária de R$ 50 mil.

A paralisação foi aprovada durante assembleia realizada pela categoria na quarta-feira, 1º, diante da não evolução das negociações salariais, segundo informou o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas).

Como a aprovação da greve aconteceu em assembleia nas garagens às 4h, a saída de ônibus de 13 viações ocorreu com atraso na quarta-feira, segundo a SPTrans, que informou que às 5h15, os ônibus voltaram a circular e às 6h, a operação já estava normalizada e sem atrasos decorrentes da interrupção. A SPTrans disse ainda que as empresas responsáveis pelas linhas foram autuadas pelas viagens não realizadas.

O presidente do sindicato, Valdevan Noventa, cobrou uma postura do setor patronal. “Os empresários e o Poder Público insistem em uma proposta salarial vergonhosa, que já foi rejeitada. O pedido dos trabalhadores é de reajuste salarial de 12,47%, mais aumento real, fim da hora de almoço não remunerada, participação nos lucros (PLR), fim do desconto no vale-refeição quando os trabalhadores entregam atestado médico, melhorias no plano de saúde, fim das nomenclaturas no setor de manutenção, garantia da data-base, reajustes no vale-refeição e garantia de todos os outros pontos da Convenção Coletiva”, afirmou.

A SPTrans garante que está acompanhando as negociações trabalhistas entre os operadores de ônibus e as empresas concessionárias. “Esperamos que haja entendimento entre as partes para que a população de São Paulo não seja prejudicada”, disse, em nota.