Geral

Municípios atingidos pela enchente terão estande gratuito na ExpoSul Rural

Na Fazenda Educativa, a novidade será a inclusão de aulas show do Border Collie, uma raça de cachorro utilizada para a organização do gado nos currais

Municípios atingidos pela enchente terão estande gratuito na ExpoSul Rural Municípios atingidos pela enchente terão estande gratuito na ExpoSul Rural Municípios atingidos pela enchente terão estande gratuito na ExpoSul Rural Municípios atingidos pela enchente terão estande gratuito na ExpoSul Rural
Foto: Divulgação

Os municípios afetados pela enchente do mês de janeiro, terão estande gratuito durante a ExpoSul Rural 2020, que será realizada de 1º a 5 de abril, no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim. Os espaços serão disponibilizados pelo Sindicato Rural e a Prefeitura, realizadores do evento, e entre as cidades estão Iconha e Vargem Alta.

“Nossa intenção é viabilizar a presença desses municípios na ExpoSul, contribuindo para a recuperação deles e para o desenvolvimento do agronegócio na região como um todo. Cachoeiro também teve prejuízos muito grandes no meio rural, e devemos nos unir para superar este momento difícil”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Além disso, a ExpoSul terá uma exposição agropecuária ampliada. Estão previstas mais raças de animais e novas modalidades de competição. Entre as novidades estará a exposição especializada do Mangalarga Marchador, uma raça de cavalos. Jurados de nível nacional analisarão critérios como porte, aparência e estilo de marcha do animal. Outra competição nova será o Ranch Sorting, que consiste na prática de cavaleiros separarem o gado no curral. 

Ainda na parte de equinos, a competição de Hipismo Clássico voltará a ocorrer no evento, e se junta às tradicionais provas de Três Tambores e Laço Campista. Na parte de bovinos, haverá a inclusão de competição ranqueada de Tabapuã, considerada uma raça de elite, com alto valor genético, e terão continuidade as tradicionais ranqueadas de Nelore e Girolando.

“A ExpoSul Rural vem, mais uma vez, no momento certo para o sul capixaba. Mais do que nunca, nós, da região Sul, precisamos nos encontrar. Em 2020, a iniciativa privada está respondendo ainda melhor e esperamos mais negócios. As instituições todas do agro vêm com muita força e com muitas entregas. Temos o maior evento do agro capixaba, e já afirmo, uns dos grandes do Brasil”, acrescenta o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes.

Fazendinha Educativa

A Fazendinha Educativa, área muito apreciada pelo público infantojuvenil, também receberá melhorias e ampliação. E uma das principais novidades da programação no espaço será a inclusão de aulas show do Border Collie, uma raça de cachorro utilizada para a organização do gado nos currais. As demonstrações com o adestrador ocorrerão todos os fins de tarde no período do evento.

“Esta será 73ª exposição agropecuária de Cachoeiro de Itapemirim. Desde que ela passou a ser realizada junto à ExpoSul Rural, os investimentos aumentaram e ela só cresce em termos de estrutura, agregação de valor e difusão de conhecimentos, tornando-se cada vez mais importante para os produtores rurais”, completa o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.