Geral

Na Polônia, candidatos de centro têm vantagem em eleições municipais

Na Polônia, candidatos de centro têm vantagem em eleições municipais Na Polônia, candidatos de centro têm vantagem em eleições municipais Na Polônia, candidatos de centro têm vantagem em eleições municipais Na Polônia, candidatos de centro têm vantagem em eleições municipais

Pesquisa de boca de urna na Polônia indica que o partido do governo, o populista Lei e Justiça, foi derrotado nas eleições municipais desse domingo em Cracóvia e Danzigue.

As eleições em segundo turno para as prefeituras de 649 cidades ocorreram esse domingo, duas semanas depois do primeiro turno. A disputa é considerada um teste para o apoio do partido governista, que chegou ao poder em 2015. O Lei e Justiça, que promove o patriotismo, valores tradicionais católicos e programas sociais, tem se tornado popular na sua base conservadora.

Os críticos do partido o acusam de mover numa direção autoritária por meio de esforços para controlar o Judiciário.

No primeiro turno, o Lei e Justiça fortaleceu sua posição em assembleias regionais, mas perdeu a disputa em prefeituras importantes, como Varsóvia, para uma coalizão pró-União Europeia liderada pelo partido Plataforma Cívica.

Com o segundo turno deste domingo, a oposição deve tomar mais duas cidades de prestígio.

Em Danzigue, Pawel Adamowicz, da Plataforma Cívica, conquistou reeleição, segundo o boca de urna. Pesquisa Ipsos projeta que ele tenha recebido apoio de 65% dos eleitores versus 35% do candidato do Lei e Justiça, Kacper Plazynski.

Já em Cracóvia, a projeção é que Jacek Majchrowski também vença com 65% dos votos sobre a rival do Lei e Justiça Malgorzata Wassermann.

Os resultados sinalizam importantes diferenças políticas entre residentes das cidades polonesas, que tem sido centros liberais de oposição ao governo, e o interior rural do país, que segue apoiando o partido governista.

Os resultados oficiais não devem ser divulgados antes de segunda-feira. Fonte: Associated Press.