Geral

'Não defendo intervenção, mas precisamos das forças federais', diz Paes

‘Não defendo intervenção, mas precisamos das forças federais’, diz Paes ‘Não defendo intervenção, mas precisamos das forças federais’, diz Paes ‘Não defendo intervenção, mas precisamos das forças federais’, diz Paes ‘Não defendo intervenção, mas precisamos das forças federais’, diz Paes

At.te, srs.,

A nota publicada anteriormente atribuiu incorretamente, no título, uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao prefeito Eduardo Paes. Segue texto corrigido:

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse não ver necessidade de intervenção federal no Estado diante dos ataques de milicianos nos últimos dias. O prefeito disse ser a favor do reforço que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou às Forças Armadas nos portos e aeroportos da cidade, mas pontuou ser insuficiente para combater o crime.

“Não acho que haja necessidade de intervenção federal. Acho que há necessidade de muita parceria”, disse o prefeito em coletiva a jornalistas nesta quarta-feira, 25. “O governo federal precisa oferecer parceria, e na minha opinião, essencialmente uma parceria com as forças da Polícia Federal, muita inteligência, muito controle sobre agentes públicos, políticos e policiais que tem desvio de conduta.”

Na terça-feira, 24, Lula afirmou que pedirá para as Forças Armadas reforçarem atuação em portos e aeroportos para combater o crime organizado e o tráfico de armas no Rio de Janeiro. “Não queremos pirotecnia. Não queremos fazer uma intervenção como já foi feito e não deu em nada. Não queremos tirar a autoridade do governador do Rio”, afirmou o chefe do Executivo.

“Eu não defendo intervenção (federal), não acho que tenha que ter isso, mas eu acho que a gente precisa das forças federais, principalmente a PF, assumindo papel de protagonismo na política de segurança pública do Rio de Janeiro”, comentou o prefeito.

Paes pontuou que sua atuação como prefeito no debate da segurança pública é limitado, mas que irá agir em parceria com o governador do Estado, Cláudio Castro (PL). “Acho muito importante essa parceria com o governo federal, mas nós precisamos entender que a situação no Rio é muito grave e não podemos minimizar o que está lá acontecendo”, declarou.

“Não dá para fazer uma ação, outra acolá. E principalmente não pode politizar as forças de segurança pública. A gente precisa de muita Polícia Federal ajudando a polícia do Rio a cumprir sua organização.”