Geral

Negociações do Brexit não serão fáceis, afirma ministro da Alemanha

Negociações do Brexit não serão fáceis, afirma ministro da Alemanha Negociações do Brexit não serão fáceis, afirma ministro da Alemanha Negociações do Brexit não serão fáceis, afirma ministro da Alemanha Negociações do Brexit não serão fáceis, afirma ministro da Alemanha

Berlim – O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, afirmou nesta quarta-feira esperar que as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia sejam difíceis, uma vez que os membros restantes deverão lutar para manter boas relações com os britânicos ao mesmo tempo em que defendem a integração do bloco e do mercado interno.

“As negociações certamente não serão fáceis para ambos os lados”, afirmou o alemão. “O Reino Unido continua nosso vizinho e vice-versa. Precisamos um do outro e devemos fazer de tudo para manter uma relação amigável no futuro”.

A prioridade da Alemanha durante as negociações é manter o resto do bloco unido e “não apenas preservar os feitos de integração da UE, mas avançar e preparar os membros para novas tempestades”, acrescentou.

Segundo Martin Schaefer, porta-voz do ministério de Relações Exteriores, o prazo de negociações é “apertado” e o objetivo mais importante é chegar a uma separação ordeira e que minimize as incertezas para o cidadãos e empresas dos estados membros. “Às vezes, nos perguntamos se Londres realmente entendeu as consequência que isto terá para a economia britânica”, acrescentou.

A Associação de Bancos da Alemanha também soou pessimista em relação ao prazo estipulado pelo Tratado de Lisboa. Segundo o presidente da entidade, Hans-Walter Peters, “as quatro liberdades fundadoras… são um pré-requisito para o acesso ao mercado comum e não são negociáveis”, disse. Fonte: Dow Jones Newswires.