Geral

No Dia das Mães, Venezuela tem protesto contra repressão

No Dia das Mães, Venezuela tem protesto contra repressão No Dia das Mães, Venezuela tem protesto contra repressão No Dia das Mães, Venezuela tem protesto contra repressão No Dia das Mães, Venezuela tem protesto contra repressão

– Caracas, 14 (AE) – Sob o lema “Abaixe sua arma, não dispare no seu irmão”, um grupo de mulheres marchou neste domingo até a sede da Guarda Nacional em Caracas. O protesto era contra a repressão dessa força militar durante as manifestações quase diárias contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A caminhada foi organizada para coincidir com o Dia das Mães e esteve encabeçada pela ex-legisladora María Corina Machado, entre outras dirigentes opositoras que partiram da capela de um colégio católico próximo à sede militar.

“Somos mães que pedem à Guarda Nacional que não acate a ordem do ditador”, em alusão a Maduro, “que não acate a ordem de disparar contra seu irmão”, afirmou Machado. A ex-deputada e outros ativistas marcharam vestidos de negro e de mãos dadas para levar uma mensagem “ao filho soldado”.

Ao menos 38 pessoas, em sua maioria jovens, morreram durante a onda de distúrbios desencadeada pelas decisões do Tribunal Supremo de Justiça que retiraram poderes da Assembleia Nacional. As decisões foram posteriormente revogadas em meio a uma avalanche de críticas internacionais.

Entidadess de direitos humanos nacionais e internacionais e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, tem acusado Maduro de violar sistematicamente os direitos humanos e as normas democráticas.

Maduro prometeu encerrar a crise e conseguir a paz com a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para redigir uma nova Constituição. A proposta foi rechaçada pela oposição, principalmente pelo temor de que a iniciativa seja uma desculpa para retardar ainda mais uma série de eleições pendentes. Além disso, a iniciativa pode permitir limitações às liberdades cidadãs e aumentar o poder do chefe de Estado. Fonte: Associated Press.