• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Prefeitura desliga chuveiros da orla para economizar água em Vila Velha

Geral

Prefeitura desliga chuveiros da orla para economizar água em Vila Velha

Alguns chuveiros da orla de Vila Velha serão desligados, a medida faz parte das tentativas de economia de água que todo o Estado tem tomado

Chuveiros da orla serão desligados Foto: Divulgação/Prefeitura

A forte estiagem que atinge quase todo o Estado começa a afetar até os chuveiros da orla de Vila Velha. A fim de economizar a Prefeitura Municipal de Vila Velha vai desativar alguns equipamentos da orla e reduzir o tempo de acionamento da ducha. 

Dos 92 chuveiros instalados entre os bairros Ponta da Fruta e Praia da Costa, apenas 44 irão funcionar. Na Barra do Jucu, onde os chuveiros são abastecidos com água potável, as duas duchas foram temporariamente desativadas.

Cada vez que o chuveiro é acionado permanece ligado por 50 segundos, o que gera um consumo de 12 litros de água. Com as mudanças, o tempo de acionamento vai passar a ser de 30 segundos. A redução vai representar uma economia de 17 mil litros de água por hora.

As medidas foram elaboradas conforme a Resolução 002/2015, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), no que diz respeito à economia de água potável, que será priorizada para o consumo humano. Qualquer irregularidade pode ser registrada à Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800 283 9059.

Seca assusta todo o Estado:

Os municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim não tiveram outra saída, senão, decretar situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado tem afetado de forma preocupante o gado leiteiroE o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água. O governo do Estado já anunciou medidas para enfrentar a seca.