Geral

Prefeitura desliga chuveiros da orla para economizar água em Vila Velha

Alguns chuveiros da orla de Vila Velha serão desligados, a medida faz parte das tentativas de economia de água que todo o Estado tem tomado

Chuveiros da orla serão desligados Foto: Divulgação/Prefeitura

A forte estiagem que atinge quase todo o Estado começa a afetar até os chuveiros da orla de Vila Velha. A fim de economizar a Prefeitura Municipal de Vila Velha vai desativar alguns equipamentos da orla e reduzir o tempo de acionamento da ducha. 

Dos 92 chuveiros instalados entre os bairros Ponta da Fruta e Praia da Costa, apenas 44 irão funcionar. Na Barra do Jucu, onde os chuveiros são abastecidos com água potável, as duas duchas foram temporariamente desativadas.

Cada vez que o chuveiro é acionado permanece ligado por 50 segundos, o que gera um consumo de 12 litros de água. Com as mudanças, o tempo de acionamento vai passar a ser de 30 segundos. A redução vai representar uma economia de 17 mil litros de água por hora.

As medidas foram elaboradas conforme a Resolução 002/2015, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), no que diz respeito à economia de água potável, que será priorizada para o consumo humano. Qualquer irregularidade pode ser registrada à Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800 283 9059.

Seca assusta todo o Estado:

Os municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim não tiveram outra saída, senão, decretar situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado tem afetado de forma preocupante o gado leiteiroE o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água. O governo do Estado já anunciou medidas para enfrentar a seca.

Pontos moeda