• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Novo rei da Arábia Saudita promete continuar políticas de antecessores

Geral

Novo rei da Arábia Saudita promete continuar políticas de antecessores

Riad - O novo rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul-Aziz Al Saud, prometeu hoje dar continuidade às políticas de seus antecessores, durante discurso em rede nacional de televisão, ao tomar posse após a morte do monarca anterior, rei Abdullah, aos 90 anos.

Os comentários de Salman vieram enquanto o país velava Abdullah, que faleceu ontem após permanecer quase duas décadas no poder.

"Continuaremos adotando as políticas corretas que a Arábia Saudita tem seguido desde seu estabelecimento", disse Salman no discurso, transmitido pela emissora de TV estatal Saudi 2.

Salman também fez uma referência indireta ao caos que se instalou no Oriente Médio depois que o grupo extremista Estado Islâmico passou a dominar um terço dos territórios do Iraque e da Síria. "As nações árabes e islâmicas precisam muito de solidariedade e de coesão", afirmou o novo rei.

Salman, de 79 anos, vinha assumindo gradualmente as obrigações de rei ao longo do último ano, à medida que seu antecessor e meio-irmão, Abdullah, ficou incapacitado devido a doenças. Antes de assumir, Salman servia como ministro da Defesa desde 2011. A saúde do novo rei também é um fator de preocupação. Ele sofreu pelo menos um acidente vascular cerebral (AVC), que limitou os movimentos de seu braço esquerdo.

A expectativa é que o corpo de Abdullah seja enterrado na tarde desta sexta-feira (pelo horário local), após um velório na mesquita Imam Turki bin Abdullah, que fica na capital saudita, Riad. Fonte: Associated Press.