Geral

Problema em foguete nos EUA atrasa entrega de suprimentos para estação espacial

Redação Folha Vitória

Cabo Canaveral - A SpaceX cancelou um voo de abastecimento para a Estação Espacial Internacional nesta terça-feira por causa de problemas em foguetes. Este é mais um atraso na entrega de mantimentos e de presentes de Natal.

A contagem regressiva foi interrompida pouco mais de um minuto antes do lançamento, quando um mecanismo de direção do foguete funcionou mal, se "comportando estranhamente", afirmou o chefe da SpaceX, Elon Musk, em seu perfil no Twitter.

Na melhor das hipóteses, o SpaceX pode tentar lançar o foguete não tripulado Falcon na sexta-feira de manhã, desde que possa resolver rapidamente o problema.

A cápsula Dragon está carregada com mais de cinco mil quilos de alimentos e equipamentos científicos, incluindo alguns específicos para uma próxima série de caminhadas espaciais, além de presentes de fim de ano para os astronautas da estação.

O comandante da estação espacial, Butch Wilmore, disse que os seis membros da tripulação ficaram sem condimentos há um mês. Ele e seus colegas de tripulação estavam assistindo à contagem regressiva de lançamento por meio de um vídeo do controle da missão em Houston.

"Certamente há um pouco de decepção porque tinha frutas frescas e esse tipo de coisas que estamos todos interessados em obter", disse Wilmore. "Mas eles vão sair do chão aqui a alguns dias e tudo será ótimo", acrescentou.

A entrega deveria ter sido feita antes do Natal, mas foi adiada duas vezes em meados de dezembro, uma vez por causa de um falha nos motores de foguete em um teste de disparo. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda