Geral

Chile enfrenta tempestade e ondas de 5 metros na região de Valparaíso

Redação Folha Vitória

Santiago - Uma forte tempestade afeta a área central e a costa chilena, com o registro de ondas de até 5 metros de altura. Mais de 3.500 pessoas estão ilhadas em áreas montanhosas na Argentina, onde deslizamentos de terra impedem o acesso à fronteira com o Chile na área de Los Libertadores. As marés afetam a região central de Valparaíso e especialmente a cidade turística de Viña del Mar.

O governo de Valparaíso alertou que o fenômeno já causou danos generalizados neste domingo, e pode se intensificar nos próximos dias. As autoridades avaliam fechar as praias por conta do perigo, e pedem cuidado aos cidadãos, alguns dos quais ainda se aproximam das ondas para tirar fotos.

"Nós temos ondas de cerca de 5 metros. Mas uma coisa é a altura, outra é a energia trazida pelas ondas, quando batem nas pedras, e depois avançam com muita força", disse o governador de Valparaiso, Rodrigo Vatuonne, à mídia local.

A água atingiu alguns estacionamentos subterrâneos e muitas lojas. As ondas também arrastam muita areia e rochas. Em redes sociais, usuários têm compartilhado numerosas imagens espetaculares das ondas ou da destruição que deixou em seu rastro.

Enquanto isso, na Argentina, a equipe da guarda civil, o exército e o governo provincial de Mendoza trabalham juntos para evacuar mais de 3.500 pessoas que ficaram presas no sábado em áreas montanhosas, depois que deslizamentos de terra e lama ocorreram, com consequente fechamento de fronteiras. Fonte: Associated Press

Pontos moeda