Geral

China busca "novo capítulo" com Irã após fim de sanções

Redação Folha Vitória

Teerã - O presidente da China, Xi Jinping, disse neste sábado que espera um "novo capítulo" nas relações com o Irã após o fim das sanções das potências mundiais contra a república islâmica.

"Em cooperação com a parte iraniana e ao beneficiar-se das atuais condições favoráveis, a China está disposta a aumentar o nível de cooperação e as relações bilaterais para que se inicie um novo capítulo entre os dois países", afirmou Xi, depois de uma reunião com o presidente do Irã, Hassan Rohani, em Teerã.

Os acordos comerciais entre ambos os países rondaram US$ 52 bilhões em 2014, porém, no ano passado, esse número caiu significativamente devido à queda dos preços do petróleo. A China é o maior parceiro comercial do Irã e continuou comprando petróleo da república islâmica mesmo depois que se intensificaram as sanções em 2012, apesar da pressão dos EUA.

Funcionários de ambos os países assinaram 17 documentos e cartas de intenção para ampliar a cooperação bilateral na indústria, transporte, ferrovias, portos, novas tecnologias, turismo, meio ambiente e energia. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda