Geral

China conclui testes de voos nas disputadas ilhas do Mar do Sul da China

Redação Folha Vitória

Pequim - A China concluiu com sucesso o teste de voo de dois aviões civis no aeroporto recém-concluído no sul da ilha, partindo de Hainan para Fiery Cruz Reef, uma das sete ilhas artificiais que a China criou nas disputadas Ilhas Spratly nas águas do Mar do Sul da China, apesar da reação internacional contrária dias antes, informou nesta quarta-feira a agência de notícias estatal Xinhua.

No fim de semana, a China fez um teste semelhante, o que levou a condenação do Vietnã e das Filipinas, que têm reivindicado os territórios na região. Pequim reivindica soberania sobre praticamente todo do Mar do Sul da China e tem em curso uma agressiva construção de sete ilhas artificiais na região.

Os EUA também criticaram Pequim por suas ações no fim de semana, com um porta-voz do Departamento de Estado dizendo que os testes de voos "são inconsistentes com os compromissos da região para exercer a moderação de ações que podem complicar ou elevar disputas".

Em um comentário separado, a agência Xinhua disse que o teste "não é nada mais do que um esforço do país para melhor servir as necessidades dos muitos navios que utilizam uma das passagens de transporte mais movimentada do mundo".

A agência acrescentou ainda que os voos poderiam ajudar a facilitar os esforços de busca e salvamento e de prevenção de desastres, citando o desaparecimento do voo 370 da Malaysia Airlines como exemplo em que os tempos de resposta mais rápidas poderiam ter ajudado nas buscas. Pequim afirma que a sua soberania sobre a área é "incontestável e evidente". Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda