Geral

China conversa com os EUA sobre empresário que fugiu

Redação Folha Vitória

Pequim - A principal agência anticorrupção da China afirmou que está em conversas com os Estados Unidos relativas a um importante empresário que fugiu da nação asiática. A declaração de um porta-voz da agência em entrevista coletiva é a primeira admissão oficial de Pequim do interesse chinês em Ling Wancheng, cujo irmão era um importante auxiliar do ex-presidente Hu Jintao antes de ser preso por acusações de corrupção.

Acredita-se que Ling possua informações sensíveis sobre a liderança da China e que ele poderia entregar informações de inteligência, caso decida se afastar de Pequim e fazer isso. No ano passado, o New York Times informou que o governo do presidente Barack Obama havia rejeitado pedidos chineses de que Ling fosse repatriado e advertiu a China sobre a existência de agentes ocultos buscando informações sobre ele em território norte-americano. O irmão dele, Ling Jihua, não foi ainda julgado.

Ling Jihua foi detido sob a acusação de corrupção, adultério e de obtenção ilegal de segredos de estado. Já Ling Wancheng não foi até agora acusado formalmente, mas diplomatas e analistas dizem que ele pode ter tido acesso por meio do irmão a informações delicadas sobre as lideranças chinesas. Caso ele busque asilo político, seria o caso mais significativo de um desertor chinês em décadas. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Pontos moeda