Geral

China: pouso de aviões em ilhas artificiais geram protestos no sudeste asiático

Redação Folha Vitória

Pequim - Dois aviões civis pousaram na pista de uma nova ilha chinesa construída no Mar da China Meridional, gerando mais protestos sobre as atividades do país em águas disputadas.

O jornal China Daily reportou que os aviões fizeram um voo de duas horas para Fiery Cross Reef partindo de Haikou, na Província de Hainan. De acordo com a reportagem, os voos provaram a capacidade da pista de receber grandes aeronaves comerciais com segurança.

Um teste anterior provocou manifestações intensas no Vietnã, Filipinas e Japão.

A construção de sete ilhas em áreas de recifes por parte do governo chinês tem sido condenada por seus vizinhos e pelos Estados Unidos, que acusam Pequim de aumentar as tensões em uma área em que seis governos mantêm reivindicações marítimas.

O Ministro de Relações Exteriores vietnamita, Le Hai Binh, disse que a ação chinesa violou seriamente a soberania do Vietnã e exigiu que os chineses respeitem as leis internacionais.

A China rejeitou os apelos para interromper a construção de ilhas, afirmando que sua reivindicação de soberania sobre a área lhe dá o direito de proceder como bem entender. Pequim afirmou que as novas ilhas são, principalmente, para o uso de civis, mas também ajudam a defender a soberania chinesa. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda