Equipe do Rio de Janeiro vem à Vila Velha avaliar situação do local após deslizamento de pedras Foto: Divulgação/Fred Loureiro/Secom-ES

Uma equipe de engenheiros do Rio de Janeiro chegou à Vila Velha na manhã desta segunda-feira (04) para avaliar o local e indicar novas ações que podem ser feitas para conter as pedras maiores localizadas no alto do Morro da Boa Vista.

Na sexta-feira (01), um deslizamento de pedra destruiu diversas casas, ferindo quatro pessoas.

Durante todo o domingo (03), as ações foram intensificadas pelas várias equipes da Prefeitura de Vila Velha. Uma equipe composta por geólogos, geógrafos e engenheiros foi até o local para realizar uma avaliação da área.

Ficou estabelecido, como primeira ação, que será feito o desmonte de pedras menores e trabalhos de drenagem para evitar enxurradas.

Reunião – No período da tarde, o prefeito Rodney Miranda se reuniu com os moradores da região para explicar detalhes sobre a área de risco e tirar dúvidas da população. “O local vai ser avaliado novamente nesta segunda-feira para definirmos quais intervenções são prioritárias. Nesse meio tempo, não vamos deixar de retirar as famílias. Estamos fazendo a triagem de todos os desabrigados e trazendo-os para o abrigo para garantir a segurança das pessoas”, explicou o prefeito Rodney Miranda.

Notificações – Ao longo do dia de hoje mais de cinquenta fiscais, membros da Defesa Civil e outros profissionais notificaram os moradores para que deixassem suas casas. O número de notificações chegou a 167.  Nesta segunda-feira (4) este trabalho, que conta com a participação de lideranças comunitárias, vai continuar.

Mudanças – Neste domingo também, a Prefeitura deu apoio com caminhões para que muitas famílias pudessem realizar a mudança de suas casas.  Foram realizadas até agora 15 mudanças e outras 17 estão programadas. Até o final do dia, 340 famílias foram cadastras pela Secretaria de Assistência Social, totalizando 1170 pessoas. Abrigados na Escola Jairo de Mattos há 37 famílias, somando 72 pessoas.