Geral

Geloteca de Cachoeiro muda de local e aceita doações de novos livros

A Geloteca é uma geladeira inutilizada que, ao invés de ir para o lixo, foi transformada em estante de livros. Para facilitar o acesso, ela ficará no centro da cidade

A Geloteca acaba de ser transferida da Praça de Fátima para o Mercado Municipal São João. Foto: Divulgação/Prefeitura

Em Cachoeiro de Itapemirim, uma biblioteca introduzida em uma antiga geladeira vem agradando bastante. Para facilitar o acesso aos livros a “Geloteca” agora ganha novo espaço.

O projeto Geloteca, que foi inaugurado em maio de 2015, consiste numa geladeira inutilizada que, ao invés de ir para o lixo, foi transformada em uma estante de livros. Para facilitar o acesso a livros e estimular a leitura, a Geloteca acaba de ser transferida da Praça de Fátima para o Mercado Municipal São João, também na área central da cidade.

“O Mercado Municipal, além de receber grande fluxo de pessoas e, assim, de potenciais leitores, também é um importante espaço cultural e tradicional da cidade. Lá, o equipamento e o acervo estão protegidos de atos de vandalismo, que aconteciam na Praça de Fátima. Além disso, agora contamos com o apoio da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci), para fortalecer o projeto”, avalia a secretária municipal de Cultura, Joana D'Arck Caetano, ao justificar a mudança do local.

Leitores que se utilizam da Geloteca tem apenas o compromisso de devolver a obra quando terminar a leitura, para que a publicação possa ser lida por outras pessoas. Gibis, revistas e jornais também podem ser encontrados na geloteca.

Doações de obras para composição do acervo da geloteca são aceitas, e o ponto de recolhimento fica na Casa da Memória, na Rua 25 de Março, nº 106, no centro de Cachoeiro. O atendimento é feito das 7h às 13h, diariamente.

Pontos moeda