Geral

Geólogos sobrevoam Morro da Boa Vista para avaliar risco de novos deslizamentos

Equipe de topografia também realizou avaliações sobre as condições do solo no local e verificar a possibilidade de deslocamento de terra, que facilitaria o desprendimento de outras pedras

Geólogos sobrevoaram a área do Morro da Boa Vista, em Vila Velha Foto: Divulgação/Prefeitura

Após a conclusão da Defesa Civil de que causas naturais de desgaste foram responsáveis pelo desprendimento de uma pedra de três mil toneladas na tarde no primeiro dia do ano, a Prefeitura de Vila Velha estuda agora a situação das outras formações rochosas presentes no local, a fim de extinguir riscos de novos deslizamentos no Morro da Boa Vista.

Na manhã desta quarta-feira (06), geólogos da Fundação Geo-Rio, do Rio de Janeiro, sobrevoaram o local de helicóptero para vistoriar a situação de cima e também fizeram incursões ao morro a pé para fotografar as pedras que ainda estão suspensas no morro. De posse dessas informações, o grupo fará um relatório sobre a situação de Boa Vista. O documento, de acordo com a assessoria da Prefeitura, será entregue nos próximos dias.

Além disso, a equipe de topografia da PMVV realizou seu segundo dia de avaliações sobre as condições do solo no local para complementar a análise geológica e verificar a possibilidade de deslocamento de terra, o que facilitaria o desprendimento de outras pedras.

O desprendimento da pedra do Morro da Boa Vista, localizado no bairro de São Torquato, aconteceu no início da noite do dia 1º de janeiro e destruiu cinco casas, deixou 15 pessoas feridas e promoveu o desalojamento de cerca de 1,3 mil moradores.

Pontos moeda