Nutricionista cachoeirense sugere troca inteligente na alimentação deste Verão

Geral

Nutricionista cachoeirense sugere troca inteligente na alimentação deste Verão

A nutricionista alerta que a reeducação alimentar não precisa ser sinônimo de privação, mas é importante fazer algumas trocas com menos calorias e igualmente saborosas

Uma refeição calórica pode ser substituída por até duas refeições saudáveis e bem completas. Foto: Divulgação

Férias e Verão é uma combinação tentadora, mas esse período pode guardar surpresas indesejáveis caso não se tome cuidado com a alimentação. Quem garante isso é a nutricionista Rafaela Donadeli, da Unimed Sul de Cachoeiro de Itapemirim, que destaca a importância de observar certos detalhes que dizem respeito à alimentação, principalmente feita fora de casa, já que o mês de janeiro é marcado pela temporada de férias e pelos dias quentes e longos, que exigem cuidados redobrados com a alimentação.

Por conta disso, ela reforça que reeducação alimentar não precisa ser sinônimo de privação, mas se a pessoa quer atingir uma meta de peso mais rapidamente, é importante fazer algumas trocas no cardápio garantindo refeições com menos calorias e igualmente saborosas.

“Uma refeição calórica pode ser substituída por até duas refeições saudáveis e bem completas”, diz Donadeli, que dá algumas sugestões de trocas para se adaptar mais facilmente à dieta.

Reeducação alimentar não precisa ser sinônimo de privação. Foto: Divulgação

Para um lanche onde geralmente comemos pão de hambúrguer, fatias de queijos mussarela e cheddar, carne de hambúrguer, ovo, bacon e salada com alface, tomate e maionese, o total de calorias fica em torno de 837 kcal que podem ser substituídos, segundo a nutricionista, por um café da manhã com 2 fatias de pão integral, requeijão light e suco de acerola natural, mais uma refeição com arroz com brócolis, feijão, salada de alface, tomate, cenoura ralada e azeite, peixe assado, couve refogada, suco de limão e 1 laranja, que somam, juntos, um total de 830 kcal.

“A combinação saudável de café da manha, mais almoço, apresenta uma alimentação completa com carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e ômega 3”, destaca a nutricionista.

E atenção, a nutricionista alerta ainda que também é preciso estar atento aos processos de higienização e conservação dos alimentos, que podem estar contaminados com um dos mais de 250 tipos de vírus ou bactérias que nos rondam. A hidratação é outro fator importante de saúde no Verão.

Se a pessoa quer atingir uma meta de peso mais rapidamente, é importante fazer algumas trocas no cardápio. Foto: Divulgação

É bom saber

Carboidratos - responsáveis em manter a energia para as atividades e funções metabólicas, além de ser essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, em situações normais o cérebro utiliza quase que exclusivamente a glicose sanguínea como combustível. Faz parte da porcentagem de 45 a 65% da distribuição de nutrientes do dia. As principais fontes são: arroz, mais pão integral.

Fibras - possuem como benefícios principais ajudar no controle da glicemia, proporcionando a sensação de saciedade e promovendo a regulação do trânsito intestinal. Principais fontes: alface, tomate, pão integral, cenoura ralada, brócolis, laranja e suco de acerola.

Vitaminas - são responsáveis por vários processos de manutenção do metabolismo corporal e de macronutrientes, além de possuírem características antioxidantes combatendo os radicais livres e mantendo a saúde de vários órgãos e estruturas como visão, pele, ossos, corrente sanguínea, sistema nervoso, sistema imunológico entre outros.

Também é preciso estar atento aos processos de higienização e conservação dos alimentos. Foto: Divulgação

Minerais - são importantes para auxiliar em estruturas como ossos e músculos e também são responsáveis por manter o funcionamento dos processos metabólicos e o ritmo cardíaco, essenciais no consumo diário. Em destaque, o cálcio presente no requeijão light, laranja, salmão e couve e o ferro presente no feijão e na couve, considerando que o ferro associado com a vitamina C possui melhor absorção.

Proteína - é um macronutriente estrutural, responsável pela manutenção da musculatura, enzimas, anticorpos, transportes de células entre outras. Principais fontes: salmão, requeijão.

Ômega 3 - composto lipídico e um rico antioxidante com poder anti-inflamatório, ajuda no controle dos triglicerídeos e tem papel cardioprotetor. Principais fontes: azeite, salmão.