Geral

ONU diz que conflito em Ramadi já danificou ou destruiu 4,5 mil edifícios

Redação Folha Vitória

- Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado no sábado estima que a batalha em curso na cidade de Ramadi, no Iraque, já danificou ou destruiu 4,5 mil edifícios. Os resultados foram obtidos através da comparação entre imagens de satélite da cidades coletadas em dezembro de 2015 e imagens coletadas em julho de 2014.

O grupo Estado Islâmico invadiu a capital da província de Âmbar em maio do ano passado, depois de meses de confrontos com forças do governo iraquiano. No mês passado o governo retomou alguns distritos do oeste e do centro da cidade. "O tipo de dano que ocorreu em Ramadi é incomparável ao que viemos em Tikrit", disse Lise Grande, vice-representante especial da ONU para o Iraque, referindo-se à última grande cidade iraquiana retomada pelo governo.

A extensão dos danos em Ramadi, afirma, levanta preocupações sobre a reconstrução do local. Ela enfatizou que o relatório é preliminar, uma vez que as equipas da ONU ainda não tiveram acesso a Ramadi, a 115 quilômetros de Bagdá. Enquanto membros da coalizão liderada pelos Estados Unidos para combater o Estado Islâmico prometeram mais de US$ 50 milhões para a reconstrução do Iraque, as autoridades iraquianas e da coalizão estimam que a reconstrução só de Ramadi deverá custar centenas de milhões de dólares.

No mês passado, os aviões da coalizão liderada pelos EUA realizaram mais de 140 ataques contra alvos em torno de Ramadi. Desde então, as forças curdas do norte e lutadores alinhados com o governo nas províncias centrais e do oeste do país têm conseguido lentamente retomar alguns territórios que estavam sob controle do Estado Islâmico. Em novembro, a ONU estimou que 3 milhões de iraquianos permaneceram refugiados por causa da violência. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda