Geral

Presidente do Irã diz que visita à Europa marca "nova primavera" nas relações

Redação Folha Vitória

Roma - O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse nesta quarta-feira que sua visita à Europa marca uma "nova primavera" no relacionamento do seu país com a União Europeia que deve aliviar as tensões depois de anos de sanções do Ocidente sobre o programa nuclear de Teerã.

A visita de quatro dias de Rouhani à Itália e à França é destinada a cimentar os laços do país com o Ocidente. A viagem é a primeira do presidente iraniano desde que as sanções ao Irã foram retiradas neste mês, na sequência de um acordo para implementar restrições importantes sobre seu programa nuclear.

Em uma entrevista coletiva em seu terceiro e último dia em Roma, Rouhani disse que também espera que as hostilidades entre o Irã e os EUA possam desaparecer no futuro.

"Mas o principal ponto está em Washington, não em Teerã", acrescentou. "Eles precisam cessar as hostilidades e aliviar a pressão sobre os iranianos".

Quanto à relação do Irã com a Arábia Saudita, o presidente iraniano disse que "nós fizemos tudo o que podíamos do nosso lado".

A disputa diplomática entre a Arábia Saudita e o Irã foi desencadeada no início de janeiro depois que o reino executou um clérigo xiita dissidente. A Arábia Saudita mais tarde condenou Teerã por não proteger locais diplomáticos sauditas no país persa, depois que a embaixada do Irã foi incendiada na Arábia Saudita.

A Arábia Saudita sunita e o xiita Irã, duas das maiores economias do Oriente Médio, estão competindo por mais influência em toda a região, principalmente em linhas sectárias.

Rouhani ressaltou que o Irã quer parar as tensões com a Arábia Saudita, uma vez que "nós temos problemas reais e questões importantes em comum sobre a estabilidade na Síria e no Iraque". Ele acrescentou que os problemas reais na região são o Estado Islâmico, a violência e o terrorismo.

Empresas italianas e iranianas assinaram acordos avaliados em cerca de 17 bilhões de euros (US$ 18,36 bilhões) na segunda-feira, primeiro dia de sua visita a Roma. Na França, os fabricantes de automóveis, operadores aeroportuários e empresas de construção devem assinar uma série de acordos quando Rouhani visitar o presidente francês, François Hollande, na quinta-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda