Geral

Aplicativo de celular ajuda alunos cotistas a concorrerem a vagas na Ufes

Software foi desenvolvido na própria universidade e está disponível, por enquanto, apenas para usuários de Android. Por meio dele, estudante pode escolher a melhor modalidade de reserva

Aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para usuários do sistema Android Foto: Reprodução

Candidatos que pretendem concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da reserva de vagas, contam agora com uma importante ferramenta para orientá-los quanto aos procedimentos a serem seguidos. Na última sexta-feira (20), foi lançado o aplicativo de celular #PartiuUfes, com respostas para as principais dúvidas dos estudantes.

O software foi idealizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes e desenvolvido pela equipe do Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais da universidade, sob a coordenação do professor do Departamento de Desenho Industrial, Hugo Cristo. Para baixar o aplicativo, basta digitar "Partiu Ufes" no campo de busca da loja do Google (Google Play) ou clique aqui.

Aplicativo foi lançado na última sexta-feira Foto: Divulgação

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Estudantil da Proaeci, Ludimila Rodrigues Nunes, por enquanto o aplicativo está disponível apenas para usuários do sistema Android, mas as próximas versões deverão ser disponibilizadas também para iOS e Windows Phone.

"O objetivo é auxiliar os candidatos que precisam comprovar renda para concorreram a uma das vagas reservadas na Ufes a escolher a modalidade de reserva a qual ele pretende concorrer. O aplicativo possui uma calculadora de renda que, com base nas informações fornecidas pelo candidato, sugere em qual modalidade ele deve se inscrever", frisou.

Por meio do dispositivo, os candidatos também têm acesso a uma lista com respostas às principais dúvidas dos candidatos; datas importantes do processo seletivo Sisu/Ufes; e uma lista de documentos necessários para comprovação de renda e compartilhamento via e-mail e redes sociais, entre outras informações.

"O aplicativo notifica o usuário sobre algumas datas importantes do ano letivo, como o fim do prazo para a inscrição no Sisu ou para realizar a matrícula, por exemplo", explicou Ludimila.

Pontos moeda