Geral

Elefante-marinho Fred é sedado e transferido para casa adaptada em Guriri

O animal foi recolhido por profissionais na tarde da última quarta-feira (25) e será acompanhado de perto em uma casa adaptada em Guriri, no município de São Mateus

A reabilitação total de Fred pode levar cerca de um mês Fotos: Divulgação/PM

Com sinais de infecção respiratória, perda de muito peso e saúde comprometida, o elefante-marinho 'Fred' foi recolhido por profissionais na tarde da última quarta-feira (25) e será acompanhado de perto em uma casa adaptada em Guriri, no município de São Mateus.

Fred precisou ser sedado para ser conduzido até o caminhão da cavalaria da PM, que fez o transporte do animal. Uma barreira com tapumes foi montada para que ele não adentrasse ao mar. Já anestesiado, as equipes recolheram amostras de sangue e material genético, hidrataram o animal com soro, monitoraram os batimentos cardíacos, e foi inserido o chip. Em seguida, o elefante marinho foi enrolado em uma lona, e um trator com pá carregadeira o levou até o caminhão do Regimento de Polícia Montada.

Agora, o animal será cuidado e monitorado por veterinários e biólogos na sede da SCITECH. Fred receberá cerca de 30 Kg de peixes por dia e a veterinária Larissa Pavanelli estima que sua reabilitação pode levar cerca de um mês.

Fred precisou ser sedado para ser conduzido até o caminhão da cavalaria da PM, que fez o transporte do animal

Participaram da ação policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e do Batalhão de Regimento de Polícia Montada em conjunto com o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA); Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM); Projeto Baleia Jubarte; agentes do IEMA; agentes do IBAMA; e agentes da SCITECH.

O animal chegou à praia de Campo Grande no último domingo (22), e desde então foi sendo monitorado pelas ONGs e a SCITECH, onde segundo o veterinário Luciano Reis do IMA, o recolhimento foi necessário, pois Fred se encontra muito debilitado e perdeu muito peso, sendo necessário a intervenção.

Confira:

Pontos moeda