Ônibus de Vitória com internet grátis. Confira as linhas beneficiadas

Geral

Ônibus de Vitória com internet grátis. Confira as linhas beneficiadas

Segundo o executivo da empresa responsável pela instalação, a ideia é trazer anunciantes para divulgar sua marca e patrocinar o serviço, sem onerar as empresas ou os cofres públicos

Até o fim de semana, os 20 primeiro ônibus municipais estarão equipados com o roteador Foto: Divulgação

A Prefeitura de Vitória autorizou, por meio da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, e já estão sendo instalados em 20 ônibus que circulam pela capital capixaba aparelhos que oferecem internet gratuita aos passageiros. O roteador já foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A implantação, capitaneada por uma empresa de tecnologia, teve início nesta semana. Até agora, cinco coletivos que fazem a linha 211, dois da linha 184, dois ônibus 310 e dois da linha 290 já possuem os aparelhos; até a próxima semana, outros nove ônibus que fazem as linhas 164, 121 e 110 também receberão os equipamentos.

Segundo o executivo da empresa, Naor Alves, a intenção é de, depois dos três meses de testes, estender a rede às 56 linhas existentes em Vitória e depois instalar em coletivos do sistema Transcol. “Nada disso irá onerar as empresas ou os cofres públicos. A ideia é trazer anunciantes para divulgar sua marca e patrocinar o serviço, como acontece com as bicicletas”, explicou.

O sistema de internet – batizado de Neobox – funciona como um roteador de longo alcance que capta internet via 3G ou 4G. Com velocidade de, no mínimo, 256 kbps por pessoa, o aparelho possui GPS que dá a localização exata do coletivo. Até 50 pessoas podem se conectar ao mesmo tempo.