Geral

Casas de Roberto Carlos e Rubem Braga abrem as portas para turistas

No imóvel onde o "rei" nasceu e viveu até os 13 anos há diversos objetos relacionados à carreira dele

Moradores de Cachoeiro e turistas que visitam a região sul-capixaba podem aproveitar o fim de semana e os próximos dias para conhecer melhor a vida e a obra de grandes ícones da cultura nacional e, também, a história do município.

Localizada no bairro Recanto, na rua João de Deus Madureira, a Casa de Cultura Roberto Carlos abre no sábado (27) e no domingo (28), das 9h às 15h. Durante a semana, funciona de terça a sexta, das 9h às 18h. A entrada é franca.

No imóvel onde nasceu e viveu até os 13 anos o “rei”, estão diversos objetos relacionados à carreira do cantor e compositor cachoeirense, como fotos, discos e instrumentos musicais.

Outra opção é a Casa dos Braga, na rua 25 de Março, Centro, em que viveram os irmãos escritores Rubem e Newton. Funciona no sábado, também das 9h às 15h, com entrada franca. Durante a semana, abre de segunda a sexta, das 9h às 18h.

O local abriga, hoje, duas mostras sobre a família Braga de Abreu: “Minha cidade, minha casa”, com objetos diversos; e “Rubem e seus amigos artistas”, que aborda a relação entre o cronista e seus contemporâneos nas artes.

As memórias das atividades ferroviárias em Cachoeiro podem ser acessadas no Museu Ferroviário Domingos Lage, na Linha Vermelha, funciona no sábado, das 9h às 15h. O público pode conferir o acervo permanente do local, também com entrada franca. Durante a semana, abre de segunda a sexta, das 9h às 17h.

As visitações aos equipamentos públicos culturais da cidade contam com acompanhamento de servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), que orientam e dão informações sobre aqueles espaços.

Brincadeiras no Circo da Cultura

As famílias que passarem pelo Circo da Cultura, na Praça de Fátima, no domingo, das 8h ao meio-dia, poderão se divertir com as atividades lúdicas do Palhaço Beleza.

A atividade ocorre no local por meio do projeto Domingo na Praça, da Semcult.

Pontos moeda