Geral

Saiba quais riscos você corre ao frequentar praias com água imprópria para banho

Médico alerta para as doenças que uma água imprópria pode causar à saúde. Ele ressalta que não é só o banho de mar que pode causar contaminações

Para avaliação da balneabilidade, é necessária a análise das amostras de água coletadas para serem estudadas | Foto: TV Vitória/Ilustrativa

A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. Mas você sabe quais são os riscos existentes durante exposição à contaminação presente em águas impróprias para banho?

A balneabilidade torna-se importante no caso de pontos de banho localizadas em áreas urbanas que recebem uma quantidade adicional de esgotos sanitários, os quais podem ser responsáveis diretos pelo comprometimento da balneabilidade das águas utilizadas como fonte de recreação.

O médico Fernando Moraes alerta para as doenças que uma água imprópria pode causar à saúde. Mas não é só o banho de mar, como também a ingestão de pescados dessa água. Segundo ele, todo cuidado é pouco para não expor a saúde.

Fernando Moraes, médico | Foto: TV Vitória

"Quando o banhista se torna exposto à essa água contaminada, ele está exposto à bactérias, vírus e protozoários, que podem causar doenças. A mais comum de todas é a gastroenterite, que é a inflamação e a infecção do aparelho digestivo. Geralmente os sintomas são náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia...", comenta o médico.

Para avaliação da balneabilidade, é necessária a análise das amostras de água coletadas para serem estudadas. O resultado é comparado a valores-padrão já determinados, possibilitando a identificação das condições favoráveis ou não de banho em um determinado local.

Foram criadas classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria. O parâmetro básico que indica a balneabilidade da praia, em termos sanitários, na maioria dos países do mundo, é a densidade de coliformes fecais (bactérias) na água.

A Resolução Nº 274/00 do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA estabelece a seguinte classificação:

Locais próprios para banho na Grande Vitória:

Os estudos de balneabilidade realizados por quatro municípios da Grande Vitória indicaram 52 pontos próprios para banho. Foram aprovados nos testes 18 pontos em Vitória, 13 em Guarapari, 10 em Vila Velha e 11 na Serra. Desse total, apenas 8 pontos foram classificados como impróprios, sendo 4 em Vitória e 4 em Vila Velha.

Clique aqui e veja a matéria completa!

Pontos moeda