• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ufes forma a primeira turma de Letras-Libras de sua história

Geral

Ufes forma a primeira turma de Letras-Libras de sua história

O curso de Letras-Libras tem como objetivo formar bacharéis atendendo à crescente demanda por profissionais qualificados para trabalhar com membros da comunidade surda

Após quatro anos de estudo, 30 estudantes receberão na noite desta quarta-feira (31) o diploma de bacharel em Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo.

A turma, que iniciou as aulas em 2014, é a primeira formada de forma presencial na história da universidade capixaba. O curso de Letras-Libras tem como objetivo formar bacharéis atendendo à crescente demanda por profissionais qualificados, devido também aos dispositivos legais de acessibilidade e novas políticas educacionais de ações afirmativas que direcionam um número cada vez maior de surdos para os espaços educacionais.

De acordo com o coordenador do curso de Letras/Libras, Orlando Lopes, a formatura dessa turma é representativa para a história da instituição. "A primeira formatura da habilitação em Libras é representativa de uma Ufes que se compreende como espaço para todos os grupos sociais, é uma indicação de que a Universidade é participante não só dos processos de desenvolvimento econômico, mas também de acolhimento e de verdadeira inclusão social", destacou.

Uma das formandas, a estudante Daniela Gumiero, também frisou a importância desse novo modalidade de ensino: "A conquista deste curso na Universidade e no estado foi um marco histórico, resultado de muita luta para a comunidade surda".

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi declarada em 2002 pela Lei nº 10.436 a segunda língua oficial do país. Três anos depois, foi regulamentada e teve incluído em seu texto o Art. 3º que trata da inclusão obrigatória da Libras na grade curricular dos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia.

Atualmente, além desta turma de formandos, a Ufes conta ainda com mais duas turmas de graduandos em Letras-Libras.